A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) acaba de divulgar a nova edição do Termômetro da indústria do setor, pesquisa de opinião realizada com as lideranças das empresas associadas, que destaca as perspectivas sobre desempenho, utilização da capacidade instalada e as intenções de investimento dos fabricantes de material de construção para os próximos meses.
O estudo indica que o mês de julho apresentou um desempenho regular para 67% dos associados, enquanto para 4% o período foi muito bom e para 25% bom. Apenas 4% classificaram o período como negativo.
Para este mês de agosto, a expectativa das indústrias é positiva, com 4% estimando o período como muito bom e 58% considerando o período como um bom momento para as vendas. Para 38%, agosto deve ter regularidade. Não houve indicações negativas para o mês.
O levantamento revela que a expectativa de investimentos também segue positiva, com 71% dos entrevistados indicando que farão melhorias no médio prazo (12 meses). Esse percentual representa um crescimento sobre julho de 2023, quando essa pretensão era de 56%.
O nível de utilização da capacidade instalada, por sua vez, está em 77% na média das empresas. Também significa aumento em relação ao mesmo mês do ano passado, quando a média era de 68%.
Na análise de Rodrigo Navarro, presidente da Abramat, a regularidade identificada em julho, reflete um cenário de recuperação e crescimento moderado no setor, o que permite ainda sustentar um crescimento de 3% no faturamento anual, previsto para 2024, conforme indica o índice mensal produzido pela Fundação Getulio Vargas (FGV). “Esse desempenho reflete a resiliência e o dinamismo da indústria, que se mantém otimista com relação às perspectivas. Estamos confiantes de que agosto trará resultados ainda mais positivos, fortalecendo o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável do setor”, explica Navarro.
コメント