Logística Reversa: Uma parceria do Sindimaco com a Reciclus

23/10/2017

Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa (Reciclus), foi criada pelos principais produtores e importadores de lâmpadas do País para executar coleta, transporte, destinação ambientalmente correta e descontaminação desses resíduos. A Reciclus é uma organização sem fins lucrativos que atua como entidade gestora do processo de coleta dos resíduos.

É de responsabilidade da logística reversa apenas lâmpadas de uso doméstico dos seguintes tipos: fluorescentes compactas e tubulares; de vapor de mercúrio, sódio ou metálico; e luz mista.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) fala da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e da logística reversa (LR) como soluções para a questão. Assim, consumidores, fabricantes, importadores e comerciantes (todos os elos da cadeia produtiva) possuem responsabilidade compartilhada e, segundo a legislação, devem participar de um sistema de logística reversa. O comércio, em especial, pela proximidade com o consumidor, exerce papel fundamental.

O Sindimaco BH e Região se preocupa com o meio ambiente, por isso apoia o programa de reciclagem de lâmpadas da Reciclus. Algumas lojas de material de construção serão pontos de coletas, na cidade de Belo Horizonte:

• Casa Ferreira Gonçalves;
  • Leroy Merlin Companhia Brasileira de Bricolagem;
  • Loja Elétrica Ltda.;
  • Obradec Materiais de Construção EirelI;
  • Organizações Silverata, Ponto do Eletricista Ltda.;
  • Materiais de Construção Silverata Ltda.

E na Cidade de Contagem:

• Deposito Rio Verde Ltda.;
  • Leroy Merlin Companhia Brasileira de Bricolagem;
  • Mantiqueira Comércio Ltda.;
  • Comércio Santo Amaro Eireli-Epp.