TRÊS NOVIDADES NO ESOCIAL: PRORROGAÇÃO, ESOCIAL BX E FERRAMENTA DE MONITORAMENTO DE DISPONIBILIDADE

05/09/2018

Informamos que a primeira fase de implementação do eSocial, para as empresas com faturamento inferior a R$78 milhões, foi prorrogado para setembro. Em consequência, foi também prorrogado o início da segunda fase, que será obrigatória a partir de 10 de outubro.

Enquanto na primeira fase as empresas devem realizar seus cadastros como empregadores no sistema e enviar tabelas ao eSocial, na segunda fase os empregadores deverão informar ao eSocial os chamados eventos não periódicos, ou seja, os dados dos trabalhadores e seus vínculos com as empresas.

Vale lembrar que o cronograma para as empresas com faturamento superior a R$78 milhões continua inalterado.

Outra novidade é o eSocial BX, que promete possibilitar aos empregadores recuperar eventos e respectivos recibos transmitidos para o eSocial.

É necessário informar que o eSocial BX não se destina à recuperação completa da base do usuário, baixando todos os eventos já enviados.

A última novidade fica por conta da nova ferramenta de monitoramento de disponibilidade do eSocial. Com ela o empregador poderá consultar o status de funcionamento do sistema e saber se ele está operando normalmente, se está com acumulo de recebimento e com isto passível de lentidão, além de sua inoperabilidade. Ele pode ser acessado pelo site: http://portal.esocial.gov.br/semaforo